Seus contatos estão se movendo com os tempos, ou estão apenas flutuando sem rumo em seu banco de dados de marketing?
Por que você precisa de um funil de automação de e-mail?
Configurando funis de automação de email
Exemplos de funis de automação de email que você deve usar
Funis do tópico
Novos clientes
Nutrir chumbo
Carrinho abandonado
Se você não criou um funil de automação de e-mail, você provavelmente se enquadra no último, e isso significa que você está perdendo grandes oportunidades de engajar e nutrir seus clientes existentes.
Você sabia que as empresas que usam a automação de marketing para cultivar seus contactos vêem um aumento de 451% em leads bem-sucedidos? Mas a automação de e-mail não é reservada apenas para o cultivo de leads e também é uma óptima ferramenta para entrar em contacto com os contactos que já compraram de você. Ele também ajuda você a agradar seus clientes e incentivar actividades, como compras adicionais, upsells e maior adopção de produtos por meio de e-mails personalizados accionados pelos diferentes pontos de contacto na jornada do cliente .
Para criar esses funis de e-mail, você precisará de um software de automação de marketing, como o Campaign Monitor . Há vários provedores diferentes que oferecem uma variedade de funções e recursos, portanto, revise-os antes de tomar uma decisão. Por exemplo, a maioria deles ajudará você a criar funis de e-mail personalizados e automáticos accionados de várias maneiras: quando alguém visualiza uma determinada página em seu blog, envia um formulário em seu site, clica em um anúncio ou é adicionado a sua correspondência Lista.
Os funis também podem ser criados com todos os dados que você tiver sobre seus clientes, como idade, sexo, geolocalização, downloads de conteúdo, histórico de transacções e muito mais.
Muito legal, né?
Ao criar conteúdo sobre um tópico relacionado ao sector, crie um funil para ele. Por exemplo, se você é um fornecedor de alimentos saudáveis e cria conteúdo relacionado a suplementos de saúde, necessidades dietéticas e substitutos de refeições, você criaria um funil de e-mail para cada tópico. Então, quando um cliente faz o download ou visualiza algo em uma dessas páginas, o funil apropriado será accionado.
Quando um contacto se torna um cliente pagante, considere criar um funil que os acolha. Você pode accionar esse funil no estágio do ciclo de vida, quando o status deles for actualizado para "cliente". Isso não apenas cria um óptimo relacionamento com o cliente depois que ele é comprado, mas também o mantém comprometido após a compra. Você também pode usar esse funil como uma oportunidade de fornecer mais conteúdo, treinamento ou consultoria com base na compra deles.
Se um de seus contactos tiver baixado um e-book, analisado suas ofertas e participado de um seminário online, é muito provável que ele esteja pronto para a próxima etapa. Crie um funil que ajude a mover esses contactos mais adiante na jornada do cliente. Por exemplo, se ele for um possível lead, ofereça-lhes conteúdo que possa ajudar em seu processo de tomada de decisão, como estudos de caso, demonstrações de produtos ou avaliações gratuitas.
Esse funil é incrivelmente útil se você for um negócio de comércio electrónico. Quantas vezes os clientes chegam ao estágio de compra antes de sair do site? Portanto, ter um funil de e-mail automatizado quando isso acontecer dará aos clientes um lembrete gentil de que eles deixaram alguns itens em seu carrinho. Isso irá motivá-los a concluir a compra, e você também pode incentivá-los a voltar, dando-lhes um desconto.
Um funil de automação de e-mail permite que você aproveite ao máximo seu banco de dados de clientes, o que pode aumentar sua receita e proporcionar uma experiência mais satisfatória ao cliente.
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